sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Neumann - Móveis Planejados (Grupo Absoluto)

Novo apartamento, nova vida, novos móveis. Hmmm complicou!

Iniciei a busca pelos nossos (meus e de minha noiva!) novos móveis 2 anos antes da entrega do nosso apartamento. Como moro em moema e sempre passava em uma bela loja de móveis fui conferir o que eles forneciam de bom e quais os valores.

Na Neumann Moema encontrei móveis realmente bons no showroom, de muita qualidade. Mesmo sem conhecer a empresa, mas acreditando na boa fé do fornecedor investi minha tarde analisando o que ofereciam e o que gostaria de colocar em minha casa.

O móvel que busco estava na faixa de preço de 12 mil reais. Um valor que não é baixo, mas considerando a qualidade e a "garantia permanente", mas parecia bastante atraente. Ferragem "bloom", amortecimentos, enfim, tudo que faz de um móvel um produto de "qualidade" constava no orçamento. era exatamente o que estávamos buscando. Eram 2 armários (portas de correr com vidro espelhado, sapateira, gavetas) até o teto que pareceriam embutidos, gabinete para pia do banheiro e móveis para a cozinha.

O atendimento foi premium, o produto foi apresentado como premium. Estávamos dispostos a pagar cerca de 33 mil reais à vista (11 mil para cozinha, 10 cada armário, 1 mil pelo gabinete, 1 pelo rack da sala). Valor este com desconto, pois se não fosse a vista o valor quase dobraria!

Antes de emitir o pagamento, eu e minha noiva começamos a perguntar para amigos sobre a loja Neumann Moema. a maioria conhecia de nome, mas realmente usam marceneiros para compor os móveis de suas residências. por motivos diversos preferem tratar com marceneiro do que com lojas de móveis.

No reclameaqui.com.br eu encontrei algumas reclamações sobre a Neumann (veja http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?id=10157&tp=9403f4c8cd5af61c485541e9444950c069c79ffa&subtp=c92a9bc341d739044ff5400661d44a60a808be22). Ao ler algumas das reclamações fiquei preocupado, pois tratavam de relatos de casos em que o consumidor era extremamente bem tratado antes da compra, e pagamento (!), e depois não recebiam o serviço (premium) pelo qual tinha pago (preço premium).

Uma reclamação chamou a atenção em especial:
http://www.reclameaqui.com.br/849769/neumann/moveis-de-pessima-qualidade-descaso-com-cliente/. A autora da reclamação afirma ter pago valor de 325 mil reais em móveis para a casa toda, 8 ambientes, sendo este um imóvel de alto padrão e que foi adquirido, também, com intuíto de deixar o patrimônio para seus filhos.
Algumas passagens são impressionantes, na reclamação a autora afirma que foi coagida  à não reclamar.

Voltando à minha experiência com a Neumann Moema, depois de um mês de pesquisa na internet e com amigos, recebi o email do vendedor aqui da loja Neumann Moema. Neste email ele me perguntava como estava a compra dos móveis. Eu respondi *extremamente educado* e *em poucas palavras* que estávamos mais propensos à consumir produtos de marceneiros. e compartilhei com ele o motivo, informando que as Reclamações do Reclameaqui.com.br contribuíram para gerar receio em pagar mais de 30 mil e não receber o que estava sendo prometido.

Depois de minha resposta *extremamente educada* e *curta* que eu recebi este email do Vendedor. resposta longa, "indignada" (palavras do vendedor, no email abaixo), e discordante de minha decisão de comprar de marceneiro.

Minha resposta ao email do vendedor Neumann Moema:

"Boa tarde, Flávio,
Peço desculpas pelo atraso em minha resposta. Ocorreu que eu e minha noiva (em CC), Maria Lúcia, encontramos algumas reclamações sobre a Neumann. Depois disso, contatei meus amigos para pedir referências, e de fato todos usam marceneiros de confiança e, em circunstancias pontuais compram móveis em lojas de "planejados de alto padrão".
Gostaria de compartilhar com você o motivo de nossa preocupação: http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?id=10157&tp=9403f4c8cd5af61c485541e9444950c069c79ffa&subtp=c92a9bc341d739044ff5400661d44a60a808be22. Algumas reclamações apontam para uma experiência muito boa inicialmemente, igual à que tive com você. Um atendimento realmente satisfatório. Entretando, as reclamações apontam para fornecimento de produto e serviço em desacordo do valor (premium) cobrado. A maioria mostra que, depois de assinado epago o valor combinado, a experiência dos clientes mudou significamente.
Um excelente exemplo, que muito nos influenciou foi esta reclamação http://www.reclameaqui.com.br/849769/neumann/moveis-de-pessima-qualidade-descaso-com-cliente/. O autor gastou 325 mil em móveis e, mesmo assim, afirma não ter recebido o produto e serviço esperado.

Agradeço pela sua atenção e ajuda,

Cordialmente, "



Agora leia a mensagem do vendedor em resposta à minha mensagem:

"Fico grato por sua resposta, porém não concordo com alguns argumentos colocados aqui.
Respeito sua decisão em não adquirir nossos produtos, afinal a decisão de aquisição de uma mercadoria, é do consumidor, e o fato de estar inseguro quanto a nossa empresa lhe da este direito.
Porém, apenas para conhecimento, de todas as reclamações que foram citadas, apenas 7 pertencem ao nosso grupo (GRUPO ABSOLUTO), as demais são de outras cidades, apenas as de São Paulo pertencem ao nosso grupo, levando em consideração que apenas nossa loja da unidade de Moema emite uma media de 11 pedidos por mês, e o grupo tem 5 anos de existência, temos uma média de 132 pedidos por ano, ou seja, 660 pedidos novos nesses ultimos 5 anos apenas em nossa unidade de moema. Levando em consideração apenas a unidade moema, temos um índice reclamações de 1,06% de nossos clientes, ou seja 98,94% de aprovação. Mas, temos 7 lojas no grupo e essas reclamaçoes estão divididas entre elas, nem todas as lojas tem uma media de 11 novos clientes por mês, e nem sempre tivemos 7 lojas em nosso quadro, por isso vou levar em consideração uma media de 5 pedidos por mês por loja neses ultimos 5 anos, temos um total de 2100 pedidos novos (entre eles indicações, cliente satisfeitos que retornaram para comprar, complementos e novos clientes) sendo assim um indice de insatisfação de 0,33%, ou seja, 99,67% de aprovação nesses ultimos 5 anos. Desculpe minha ignorância, mas deconheço tal empresa no ramo que tenha esse indice de aprovação, inclusive também desconheço uma empresa em qualquer outro ramo que tenha este indice de aprovação.

Me desculpe minha indignação, sou um profissional do ramo de móveis, trabalho no segmento 8 anos, e fico inconformado quando vejo um site como o reclame aqui influênciar tando nas decisões das pessoas, mesmo porque, algumas reclamações são totalmente infundadas, o site não busca saber se aquela reclamação tem fundamento, ou apenas, uma estrategia de concorrentes para tentar denegrir a imagem de alguem que o esteja incomodando no mercado, pois qualquer um pode colocar uma reclamação, seja por qualquer motivo, a reclamação é colocada no ar, antes mesmo de se comprovar sua veracidade. Inclusive algumas reclamações são utilizadas por esta instituição denomidada Reclame Aqui, para estorção de empresas, do tipo, me pague um determinado valor que eu tiro a reclamação do ar. Pode acreditar, existem varios processos contra esta instituição. mas isto não vem ao caso.
Só para conhecimento um link de uma empresa conceituada mundialmente : http://www.reclameaqui.com.br/indices/602/apple/

Quanto a reclamação especifica mencionada em relação a venda de R$ 325.000,00 , foi esquecido de relatar no tal RECLAME AQUI, que o processo que a cliente moveu contra empresa, foi totalmente ganho pelo Grupo Absoluto, e outro processo foi movido por calunia contra esta "cliente" que possui um historico de reclamações enorme contra diversas empresas. E o Veredicto saiu em apenas alguns meses após o processo ser movido por ela, isso só foi possivel devido ao foro que o contrato esta registrado, motivo de outra reclamação dela, se fosse na justiça comum, levaria anos para que fosse julgado e tomado uma decisão.
Bom, mas existem consumidores e "consumidores", estou acostumado com ambos os tipos, infelizmente no Brasil, 90% da população gosta de levar vantagem sobre tudo, quando um negócio é justo para todos os lados incomoda bastante.
(NOME DO POTENCIAL CLIENTE) desculpe meu desabafo, e não me entenda mau, mas você é o primeiro cliente que deixa de adquir produtos Neumann comigo por esse motivo, vivo de vendas, sou 100% comissionado, e estas "pseudos instituições" que supostamente querem o bem da população, pensam em apenas lucrar de todas as formas possiveis, inclusive prejudicando seja quem for.
Att."

Hoje eu decidi compartilhar minha experiência depois de ver esta nova reclamação no reclameaqui.com.br http://www.reclameaqui.com.br/2489347/neumann/coacao/ Coação feita pela loja Neumann?

Antes de comprar seus móveis, investigue bem. Seus comentários (favoráveis e contrários) serão muito bem vindos! esta foi a minha experiência com a Marca Neumann, a sua pode ter sido melhor.. olhando aqui http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?id=10157&tp=9403f4c8cd5af61c485541e9444950c069c79ffa&subtp=c92a9bc341d739044ff5400661d44a60a808be22 tive oportunidade de conhecer mais sobre a experiência que outros tiveram.


Este texto à seguir foi extraído da página do Reclameaqui.com.br http://www.reclameaqui.com.br/2489347/neumann/coacao/
 "em 22/02 Sr. Francisco entra em contato avisando que caso a queixa do “reclameaqui” não fosse retirado, o reparo agendado para 23/02 não seria feito. E mesmo que o PROCON fosse acionado, o serviço pendente não seria realizado, enquanto a queixa do site não fosse retirada.
Ao conversar pessoalmente conosco, o Sr. Francisco que se diz dono da loja e responsável legal pela NEIMANN, apenas verbalmente deixou bem claro que não se recusa a reparar qualquer vício dos produtos a qualquer tempo, porém enquanto não retirarmos a queixa do site, mesmo que o PROCON seja acionado, eles não farão o serviço pendente. Foi taxativo, arrogante e grosseiro. Disse que não entregaria nada do que foi dito por escrito ou documentado e que a única forma de resolvermos esse problema, seria tirando a reclamação do site.
Agora o que faço? Deixo de lado meu direito de consumidor de reclamar sobre a má qualidade dos produtos adquiridos, simplesmente porque o dono da empresa exige que eu o faça em troca do reparo dos vícios que eles tem por obrigação fazer? Como se chama isso?
"

Abraços,




Este post e todos os outros deste blog expressa(m) a(s) opinião(ões) e experiência(s) do autor, apenas isso.

5 comentários:

  1. Acredito que você preferiu comprar no Marceneiro porque não tem dinheiro para comprar na Neumann. Se tivesse grana não trocaria a Neumann por marceneiro e sim pela Ornare ou Florense. Toda empresa tem reclamação no reclame aqui, inclusive as marcenarias. O dono do reclame aqui está rico cobrando das empresas para retirar as reclamações do site é assim que ele ganha dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Sergio,

      Ao observar seu vocabulário noto seu nível de educação, bem como o desnível entre nossos níveis de educação.

      Boa sorte nesta vida. Você vai precisar !!

      Excluir
    2. Querido.Comprei minha casa inteira na Neumann em fevereiro de 2013,assinei o projeto final em dezembro de 2013.Até agora não foi pago a fabrica meus moveis.Então pela minha experiência, acredito 100% nas reclamações.Pois estou passando por elas, sem mudar uma virgula do que esta escrito!!!

      Excluir
  2. Meu caro, sou formado em Letras pela Universidade de São Paulo e moro há 15 anos em Londres onde trabalho como tradutor interprete no King's College e no Aeroporto de Heathrouw. Você é um típico brasileiro julgando as pessoas até pela forma como elas escrevem, se achando superior a mim, mesmo sem sabe quem sou. Fiz apenas uma crítica ao seu texto que encontrei na internet por acaso, se não suporta críticas, tira o texto da web... Moro em um país onde o filho do cara que tem uma ferrari e o do sujeito que tem um celta estudam na mesma escola, você sabe o que significa isso? Quanto a sorte, eu sou um sortudo, moro em um dos países mais ricos do mundo, faço o que gosto e ganho muito bem para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Sergio,

      Peço a gentileza de me desculpar, mas a diferença entre nossa educação e vocabulário cresce à cada mensagem.

      Parabéns pela sua formação! Você deve ser um ótimo tradutor!
      Eu compartilho da satisfação de ser USPiano... pois é! E não fixz letras ; )

      Sergio, meu caro, se houver algo em que eu possa te ajudar, avise.

      ps: parabéns pelos seus amiguinhos de escola!!


      Boa sorte. Você vai precisar bastante.

      Excluir