terça-feira, 6 de março de 2012

Balanço do Mercado Imobiliário - 2011

Por Celso Petrucci, Diretor-executivo e Economista-chefe do Secovi SP

Nesta terça-feira, 6 de março de 2012, foram divulgadas informações sobre o balanço do mercado imobiliário do ano de 2011 pela Secovi-SP (Sindicato da Habitação). (link abaixo)

O economista-chefe informou que o ano de 2011 foi um ano de "ajustes no mercado de imóveis novos residenciais na cidade de São Paulo". Segundo ele, o volume de lançamentos manteve-se em patamar estável à 2010, justamente em momento de instabilidade econômica devido aos EUA e da Europa.

Segundo o relatório da Secovi SP (link abaixo) ainda há um grande potencial para o consumo interno e previsão de crescimento de crédito habitacional.
Basicamente "cenário de expectativas favoráveis para o setor em 2012". Basta saber se será favorável para as empresas do setor ou para os consumidores dele.

Sobre a Zone Oeste também há dados interessantes. Gráficos abaixo:



De qualquer forma, aparentemente (sou leigo no assunto), mais crédito pode facilitar a compra de imóveis e continuar a aumentar os valores deles, uma vez que a demanda continuará a aumentar devido ao aumento da oferta de crédito. Basta torcer para que este crédito seja concedido de forma segura, diferente do que ocorreu nos USA.

 
Secovi-SP divulga Balanço do Mercado Imobiliário 2011 e Perspectivas para 2012
http://www.secovi.com.br/noticias/secovi-sp-divulga-balanco-do-mercado-imobiliario-2011-e-perspectivas-para-2012/4529/

Link web: Balanço do Mercado Imobiliário - 2011
http://balanco.secovi.com.br/2011/

Apresentação: Balanço do Mercado Imobiliário - 2011
http://balanco.secovi.com.br/2011/download/balanco2011.pdf

abraços,

2 comentários:

  1. Alex, cadê vc com mais novidades sobre o nosso empreendimento? Rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de volta das férias... parece que a estrutura começou a subir. Temos a laje do primeiro andar (Andar 1), acima do térreo. Bacana!


      Posto as fotos amanhã.


      Abraços,

      Excluir