quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Contrato com a PDG MASB e incidência de INCC

Pois é turma, dia 29 de maio de 2011 assinei o contrato para aquisição da unidade. Fui até a Elite Brasil Inteligência Imobiliária, aqui na AV Brasil (Capital, SP) no domingo... Fomos, eu e minha namorada, atendidos pela Selma (gerente de vendas) e pelo corretor Sabará.

Muito bem atendidos, lemos o contrato e a descrição do memorial descritivo cuidadosamente e partimos para a questão financeira -> mais uma vez! Pouco antes de assinar questionei a inciência do INCC (Indice Nacioal de Custo da Construção) sobre as parcelas e o montante denominado de Repasse (aquela parte que será financiada).

Ao fazer contas rapidas notei que o histórico do INCC de cerca de 7% ao ano afetaria significativamente minha dívida e parcelas. E mostrei preocupação. Observação: 7% ainda é um numero baixo, em minha opiniao, pois com a Copa, o indice deve subir bastante desde o final de 2012 até 2014 - ano de entrega.

Mas, voltando à minha preocupação... perguntei ao Sabará e a Selma (da ELITE BRASIL imobiliária) sobre a tal incidência e eles confirmaram que o reajuste não era acumulativo e que apenas o índice do penúltimo mês incidiria na parcela para o tal reajuste. Ainda com a pulga atras da orelha, pensando que eu não tinha sido claro em meu questionamento, perguntei então se o índice que estava em cerca de 7% ao ano incidiria em 7% depois de um ano, ou se apenas o reajuste de um único mês (por exemplo, 0,5%) incidiria. Adivinha a resposta: confirmaram que o índice não era acumulativo...

Fiquei satisfeito. Pensava que o resjuste que eu teria seria de 0,5% em cada parcela... gerando coisa de 30 reais adicionais. Mas na verdade, a diferença, depois de três meses já chega em 160 reais em CADA parcela...

O aumento de minha dívida, desta forma, depende da evolução do INCC. Eu calculo que devemos ter 10% ao ano de reajuste em um cenário ruim/esperado (em economia aprendemos que o Cenário Esperado deve ser o Ruim, nunca o otimista/bom - faz parte dos negócios ... ainda maisno Brasil).

Desta forma, minha dívida pode chegar, pelas minhas estimativas, em cerca de 30.000 à 60.000 reais.

Bom, para quem se planejou com 0,5% de reajuste e pode chegar à 20%... Comecei bem.


Obrigado Elite Brasil Inteligência Imobiliária... Aprendi muito com você : )

>> depois de pesquisar, percebi que se trata de uma prática comum de mercado... Mas me senti enganado devido à confirmação dos que me atenderam... Entendo de matematica financeira, mas não pensava que as pessoas fossem mentir...

>> no momento ainda não decidi qual ação tomar. Provavelmente buscarei uma orientação Legal para reclamação. MAS, não pretendeo deixar de adquirir tal unidade.

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário