segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PDG diminui meta de vendas/lançamentos e Valor das Ações diminui bastante

Caros vizinhos,


Depois de acompanhar as boas notícias da PDG (veja em postagens antigas), baseadas no foco da empresa em melhorar o produto e serviço entregue aos clientes, a PDG passa por momentos difíceis. Explico, o presidente/CEO e o ex-VP ou ex-CFO eram muito próximos, até final do ano passado. Parecia que o CEO sairia da empresa e o CFO seria seu sucessor (veja em http://www.infomoney.com.br/pdgrealty/noticia/2491895/acao-pdg-cai-mais-com-nova-reducao-guidance-lancamentos). Contudo, o que aconteceu é que os dois "ferraram" com a empresa e o CEO agora foi trabalhar em uma investidora que detem parte da PDG.  Isso me fez pensar que o CEO poderia deixar o valor das acoes cair para que sua futura empregadora pudesse comprar. Veja o tamanho do conflito de interesses! O cara trabalhava como CEO de uma empresa que receberia investimentos de uma investidora. Investidora esta que contratou o CEO da empresa que investira ou investiria. Parece bem estranho para mim, que não sou especialista no mercado imobiliário nem financeiro/de investimento.

Fato é que a PDG, desempenhando um papelão diminui a meta de 2012 da empresa de cerca de 11 Bi para 5 Bi, ou algo muito proximo a isso. Pare e pense: imagine vc dizer para seu gerente do banco ou chefe: este ano eu ganharei 100.000 reais. Isso é uma coisa. Agora, imagine, depois de 6 meses e nenhuma grande mudança no mercado (digo, todas foram mudanças esperadas, todos sabiam que o mercado encolheria, o boom havia passado e todos do mercado sabiam, como prova veja estes posts em blog na época de Junho de 2011 http://observadordomercado.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-06-11T14:22:00-04:00&max-results=50), a empresa diminui pela metade a meta.

Diminuir sua meta pela metade significa que você é incompetente (em traçar metas) ou alguma coisa muito estranha aconteceu. Pois, o mercado continua o mesmo, decrescendo, mas sem grandes acontecimentos - já era esperado este decrescimento.

Qual a importância disso:
1. os investidores não gostaram da mudança e o valor das ações da empresa caíram bastante nos ultimos dois meses. Agora, segundo alguns artigos de jornalistas de veiculos como INfoMoney, Exame, Bllomberg, etc, afirmam que a empresa está SEM DINHEIRO, isso mesmo. E precisou aceitar $$ da Vinci Partners.
2. Empresa sem dinheiro significa maior necessidade de entregar obras e receber os Repasses.
3. Precisando entregar as obras, mas estando sem $$ a empresa possivelmente entregará as obras de QQ forma, com má qualidade. POis n tem $$ para pagar mao de obra qualificada (que é mais cara!)
4. por fim, se prepare! Guarde uns trocos a mais pois é provavel que nos entreguem o AP de qq forma, com acabamento de bx qualidade. Opinião pessoal de alguem muito otimista, mas sempre previnido!


PDG Realty reduz pela metade previsão de lançamentos
http://economia.ig.com.br/empresas/2012-07-10/pdg-realty-reduz-pela-metade-previsao-de-lancamentos.html


Ação da PDG cai mais de 10% com nova redução do guidance de lançamentos
http://www.infomoney.com.br/pdgrealty/noticia/2491895/acao-pdg-cai-mais-com-nova-reducao-guidance-lancamentos

até breve !

Nenhum comentário:

Postar um comentário