terça-feira, 6 de março de 2012

Balanço do Mercado Imobiliário - 2011

Por Celso Petrucci, Diretor-executivo e Economista-chefe do Secovi SP

Nesta terça-feira, 6 de março de 2012, foram divulgadas informações sobre o balanço do mercado imobiliário do ano de 2011 pela Secovi-SP (Sindicato da Habitação). (link abaixo)

O economista-chefe informou que o ano de 2011 foi um ano de "ajustes no mercado de imóveis novos residenciais na cidade de São Paulo". Segundo ele, o volume de lançamentos manteve-se em patamar estável à 2010, justamente em momento de instabilidade econômica devido aos EUA e da Europa.

Segundo o relatório da Secovi SP (link abaixo) ainda há um grande potencial para o consumo interno e previsão de crescimento de crédito habitacional.
Basicamente "cenário de expectativas favoráveis para o setor em 2012". Basta saber se será favorável para as empresas do setor ou para os consumidores dele.

Sobre a Zone Oeste também há dados interessantes. Gráficos abaixo:



De qualquer forma, aparentemente (sou leigo no assunto), mais crédito pode facilitar a compra de imóveis e continuar a aumentar os valores deles, uma vez que a demanda continuará a aumentar devido ao aumento da oferta de crédito. Basta torcer para que este crédito seja concedido de forma segura, diferente do que ocorreu nos USA.

 
Secovi-SP divulga Balanço do Mercado Imobiliário 2011 e Perspectivas para 2012
http://www.secovi.com.br/noticias/secovi-sp-divulga-balanco-do-mercado-imobiliario-2011-e-perspectivas-para-2012/4529/

Link web: Balanço do Mercado Imobiliário - 2011
http://balanco.secovi.com.br/2011/

Apresentação: Balanço do Mercado Imobiliário - 2011
http://balanco.secovi.com.br/2011/download/balanco2011.pdf

abraços,

Vert Cidade Universitária - Andamento da obra (6 de março, 2012)

Regularmente, no mínimo uma vez por semana, entro no site http://www.pdg.com.br/ a fim de verificar o andamento das obras, ou ao menos, verificar o que a PDG relata como "andamento das obras".

Hoje notei uma mudança, mas não foi no site da http://www.pdg.com.br/, mas sim no site da nossa construtora, http://www.conx.com.br/ (link abaixo)

De acordo com a construtora Conx a Fundação está em 88%, e não 95% como informa o site da PDG (link abaixo), e a Estrutura está em 11%, e não 5% como informa o site da PDG.

De qualquer forma, achei importante saber que a fundação está sendo finalizada. Como leigo, acredito que a execução da Fundação denota que o "projeto"em sí foi detalhado e aprovado para execução. Caso cointrário não iniciariam o trabalho das fundações do edifício.

Parece que a obra está andando sim... Final de semana passado fui até nosso endereço com minha noiva, e constatamos que o térreo já está sendo cimentado, nivelando com a área de trás do nosso terreno, onde estará o bosque (parte mais alta do terreno).


Conheça a Conx - sua construtora
http://vertcidadeuniversitaria-moradores.blogspot.com/2011/08/conheca-conx-sua-construtora.html

My Way - Serviço de Personalização do seu apartamento
http://vertcidadeuniversitaria-moradores.blogspot.com/2012/02/my-way-servico-de-personalizacao-do-seu.html
Vert Cidade Universitária no site da PDG
http://www.pdg.com.br/imovel.php?idEmpreendimento=624

Vert Cidade Universitária no site da Conxhttp://www.conx.com.br/imovel-detalhe/vert-cidade-universitaria


Abraços,

segunda-feira, 5 de março de 2012

Câmeras de Vigilância / Monitoramento das Ruas - Estudo de Viabilidade de Projeto

Por meio do CONSEG BUTANTA comecei a pesquisar, por meio da internet e subprefeituras, Projetos já implantados de câmeras de monitoramento / vigilância das ruas para maior sensação de segurança e auxílio para identificar criminosos.

Por favor, caso voc6e tenha alguma informação sobre algum projeto de implantação deste tipo de sistema com câmeras de monitoramento / vigilância das ruas, compartilhe conosco. Seja por este blog ou participando de uma reunião do CONSEG BUTANTA (link com informações das reuniões abaixo).

Na última reunião, dia 1 de março de 2012, perguntei sobre a possibilidade de estudar a viabilidade econômica e de implantação de um sistema de câmeras de monitoramento e vigilância das ruas. Um membro do CONSEG BUTANTA informou que no Jaguaré foi executado um projeto destes, cerca de 2 anos atrás, com verba da Prefeitura. Ainda preciso conversar mais com este colega, na próxima reunião, na primeira semana de abril.

Contatei algumas pessoas da Prefeitura e Subprefeitura, mas ainda não tenho informações.

Contudo, na internet eu li alguns posts (links abaixo) que relatam experiências de projetos semelhantes. Escrevi para os autores hoje, e caso receba alguma novidade compartilharei aqui no blog.

A idéia é estimar custos de implantação e manutenção, para depois pensar nas formas possíveis de captação de recursos. recursos públicos ainda não são a primeira opção, dado que estamos em ano de eleição e esta seria uma opção de longo prazo. Mas, ainda está no radar como "opção".




Primeira Assembléia sem mistérios - fonte: Secovi Sp

Na página 12 da Revista Secovi Condomínio (Edição 224), que voc6e pode acessar no link ao final deste post, há informações básicas para facilitar e tornar a Assembléia mais produtiva e tranquila ; )

Basicamente deveremos discutir e chegar a conclusões sobre:
- prestação de contas;
- previsão orçamentária do período seguinte;
- eleição do síndico, subsíndico e conselheiros.

Deveremos verificar as contas até o presente momento e decidir sobre seu rateio. Ademais iremos planejar o futuro.

Objetividade é essencial. Ademais, deve-se buscar por um ambiente em que todos se sintam no direito de contribuir e participar, sempre de forma objetiva.


Revista Secovi Condomínio - Edição 224
http://www.youblisher.com/p/245869-Revista-Secovi-Condominio-Edicao-224/

Abraços,

Preço dos Imóveis desacelera - G1, 2 de Março, 2012

De acordo com o G1.com.br (Globo) e jornal Bom Dia Brasil o preço dos imóveis começa a desacelerar. Segundo o com o residente da SECOVI SP à altíssima demanda que buscava novos imóveis foi, em grande parte, atendida nos últimos anos.

Seguindo as indicações e informações encontradas no relatório da SECOVI SP (Mercado de Imóveis Novos Residenciais no Primeiro Semestre de 2011 - Balanço do Mercado Imobiliário, link abaixo) o presidente afirmou que as empresas planejam certa estabilidade para 2012. Exatamente isso é o que postei dias atrás ao ler os resultados da PDG Realty de 2011 (link abaixo).

Uma vez que os preços estão altos e grande parte da "demanda reprimida" foi atendida nos últimos anos, o preço agora tende a estabilizar, acompanhando a inflação.

Ao que parece, se os preços desacelerarem e os lançamentos também desacelerarem,serão grandes as chances de ter seu empreendimento entregue próximo ao prazo (dez. 2013, no caso do Vert Cidade Universitária).

Vale a pena ler estas fontes/artigos.

Preço dos imóveis começa a desacelerarhttp://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/preco-dos-imoveis-comeca-a-desacelerar/1841794/
Mercado de Imóveis (2011) - Relatório da SECOVI SPhttp://vertcidadeuniversitaria-moradores.blogspot.com/2012/03/mercado-de-imoveis-2011-relatorio-da.html

PDG publica resultados de 2011 - PDG Realty
http://vertcidadeuniversitaria-moradores.blogspot.com/2012/02/pdg-publica-resultados-de-2011-pdg.html


Abraços,

Reunião 2 CONSEG Butanta - Março dia 1, 2012

O CONSEG Butanta foi recriado por um grupo de pessoas que juntos buscam melhorias na segurança d bairro. Mais que isso, o grupo do CONSEG Butanta (presidido por Izildinha Barosi Souza) conseguiu a participação de representantes da subprefeitura e CET. Bastante interessante.

O número de participantes que atenderam à última reunião foi de aproximadamente 30 pessoas. Muitos são residentes do bairro à muitos (e muitos) anos. A impressão é de que poucos dos novos moradores participam deste Conselho.

Sobre a última Reunião do CONSEG BUTANTA - 1 de Março, 2012
A reunião foi iniciada com agradecimentos aos representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana, Subprefeitura e CET.

Cada representante, das organizações acima citadas, teve oportunidade de esplanar sobre a atuação de sua organização e sobre a sua disponibilidade em contribuir para as melhorias.

Depois, os participantes, digo membros da comunidade, puderam compartilhar as Solicitações submetidas à Prefeitura (link ao final deste artigo) e obter respostas das autoridades. Muito bacana a idéia, pois eu mesmo levarei uma série de solicitações que fiz anteriormente, e que não obtive resposta, para as autoridades. Coisas como: solicitação de iluminação na Eiras Garcia, fiscalização de Comércio irregular, fiação em condições perigosas / mal instaladas, semáforo com indicação e tempo para Pedestres, Zona Azul para praça Isaí Leirner, entre outras que fiz.

Contudo, conversei com a presidente e realmente o CONSEG BUTANTA precisa de muita ajuda. Como profissional de Comunicação e Marketing já me voluntariei para contribuir. É provável que todo tipo de ajuda será bem vinda.

Devido à abordagem, "método" , da reunião, o andamento é um pouco "tático" demais e pouco estratégico. Explico, uma vez que a reunião se baseia no fato de membros da comunidade compartilharem suas Solicitações e requerirem resposta das autoridades, a reunião se tratou de Assuntos Individuais (já que se tratou de Solicitações que cada membro fez, e não de reinvidicações da Comunidade como um todo).

Eu perguntei sobre a possibilidade de um Projeto de Cameras de Video para aumentar a segurança e ajudar na identificação de criminosos. Um assunto que não trata à mim, apenas, mas sim a toda a comunidade. Fui informado de que no Jaguaré houve um projeto como este que foi implantado pela Prefeitura/Subprefeitura. Estou buscando informações, ainda sem sucesso, sobre tal projeto e órgãos envolvidos a fim de saber como isto poderia ser executado para o Butanta.


Faça sua Solicitação à Subprefeitura do Butantã
http://vertcidadeuniversitaria-moradores.blogspot.com/2012/03/faca-sua-solicitacao-subprefeitura-do.html

CONSEG SÃO PAULO / BUTANTÃ em JARDIM BONFIGLIOLI
http://www.omelhordobairro.com.br/bonfiglioli/anuncio/conseg-sao-paulo-butanta-217723

Abraços,

sexta-feira, 2 de março de 2012

Mercado de Imóveis (2011) - Relatório da SECOVI SP

Regularmente a SECOVI SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo) publica relatórios sobre o Mercado Imobiliário, os quais são disponibilizados no site http://www.secovi.com.br/.

Preocupado com o alto valor do metro quadrado que paguei e com os potenciais riscos que as empresas que neste mercado atuam enfrentam (como exposto pela própria PDG Realty em seu portal de Relacionamento com Investidores, link no final deste artigo) continuei buscando mais informações sobre o que devo esperar (expectativas) para os próximos meses, e quem sabe um pouco mais que "meses".

Foi então que pensei em buscar informações no site do SECOVI SP. Depois de navegar um pouco descobri os relatórios Mercado de Imóveis Novos Residenciais no Primeiro Semestre de 2011, um Balanço do Mercado Imobiliário - Primeiro Semestre 2011 (link no final deste artigo).

Neste relatório há uma série de dados e informações significativas. As que mais charam minha atenção foram estas:

* mercado imobiliário nacional saiu de uma situação de “apagão” de recursos e iniciou processo de retomada para atender à grande demanda;
* questões poíticas e econômicas internaciais afetaram a economia nacional, que por sua vez influencia o comportamento deste mercado;
* economia de pleno emprego influenciando o mercado;
* evolução dos preços médios dos imóveis lançados demonstra que não há causa específica que explique o crescimento recente;
* sinalização de avanço da inflação e consequentes medidas de contenção do crédito contribuíram para o clima de desaquecimento;
* são motivos de preocupação os rumos da economia e as consequências de provável agravamento da crise em diversos países da Europa, acrescidos pelas discussões sobre a dívida pública norte-americana;
* o atual governo objetiva investir na produção e poderá amortecer eventual influência da conjuntura internacional na economia brasileira;
* Gráfico "VARIAÇÃO ACUMULADA DE PREÇO X INFLAÇÃO" mostrando que o valor médio do m2 aumentou mais do que o INCC, IPCA e a TR  se comparado os periodos Primeiro Semestre de 2010 e Primeiro Semestre de 2011;
* Gráfico "LANÇAMENTOS DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS" mostrando que os lançamentos (em unidades) diminuíram 21% se comparado os periodos Primeiro Semestre de 2010 e Primeiro Semestre de 2011.

Sobre o "FUTURO DO MERCADO IMOBILIÁRIO", os economistas do SECOVI SP trazem estes como pontos principais:
Proposta para o programa “Minha Casa SP”
Indicadores de preços do setor imobiliário
Desburocratização
Cidade de São Paulo
- Revisão Plano Diretor Estratégico
- Intensificação das Operações Urbanas com aproveitamento da Orla Ferroviária
- Revitalização do Centro
- Possibilidade Programa de Remediação de Terrenos Contaminados
- Urgência na Implementação das AIUs Selecionadas




PDG Realty - Relacões com Investidores: Fatores de Risco
http://ri.pdg.com.br/pdg2010/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=33932

Mercado de Imóveis Novos Residenciais no Primeiro Semestre de 2011 - Balanço do Mercado Imobiliário
http://www.secovi.com.br/files/Arquivos/balanco-mercado-2011.pdf



Abraços,

Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) - Justiça do Consumidor x Secovi Sp (Incorporadoras)

Promotoria de Justiça do Consumidor versus Secovi Sp

SECOVI SP significa Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo

Ao buscar informações sobre o mercado imobiliário, depois de pagar um valor bem alto no m2 do Vert Cidade Universitária, encontrei o PDF do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta assinado pela Promotoria de Justiça do Consumidor e por representantes do Secovi Sp, que representam as incorporadoras.

Iniciando a leitura fiquei satisfeito em notar a participação da Promotoria de Justiça do Consumidor. Sou leigo e não tenho ciência sobre a participação de Promotorias ser requisito para criação de Termos de Ajustamento de Conduta. Mas, ao notar a participação deles pensei que os direitos dos consumidores estaria cobertos, considerados. Mas não é exatamente o que entendo depois de ler o material. O Termo foi assinado em Setembro de 2011.

Primeiro:
Cláusula de Tolerância no atraso de Obra seria considerado Legal
Pelo que li em alguns artigos de advogados especialistas em Direito Imobiliário (links ao final deste artigo) a cláusula de Toleância do Atraso da Obra seria ilegal. Isso porque a entrega da obra é o compromisso da Incorporadora e, em contrapartida, os compromissos do consumidor não contemplam tolerância alguma em possível atraso. E, deste modo, a relação entre incorporadora/compromissos e consumidor/compromissos estaria demasiadamente desequilibrada. Um advogado especialista do Estado da Bahia, Henrique Guimarães postou artigos em seu Blog obrasatrasadas.blogspot.com sobre o assunto:
"Uma das cláusulas abusivas mais comuns é a que oferece à empresa um prazo excessivamente dilatado para a entrega da obra, quase sempre sem previsão de multas ou outras penalidades. A cláusula contempla a data prevista para a conclusão do empreendimento, porém, com tolerância de 90 dias, prorrogáveis por mais 120, 180 e até 270 dias em alguns casos. São evidentemente desproporcionais tais estipulações, já que em contrapartida as obrigações contratuais para os adquirentes são sempre específicas, determinadas e com penalidades pesadas." (artigo 1 citado ao final deste texto)

Em outro artigo do mesmo autor, ele trata de expor um exemplo ocorrido no Estado de São Paulo:
"(...) o Tribunal de Justiça de São Paulo, ao julgar a apelação 6690387/7-00 considerou ilegal a cláusula de prorrogação assim decidindo a questão: “demasiado prazo para entrega do imóvel conflita com o objetivo da contratação”, asseverando que é “pior ainda quando fica a exclusivo critério da vendedora a prorrogação do prazo de conclusão da edificação”.

Tal entendimento esta multiplicado por outros tribunais do país, a exemplo do TJ/DF que já decidiu que “afigura-se abusiva a cláusula contratual que estabelece uma tolerância de 180 dias úteis para a entrega de unidade imobiliária em benefício da construtora vendedora sem qualquer contraprestação ao adquirente” e também que “são nulas e de nenhum efeito cláusulas insertas em contrato de adesão, que importem em situação extremamente desfavorável ao aderente, tanto mais quando contraditórias”." (artigo 2 citado ao final deste texto)

Com estas informações em mente, e como leigo no assunto Direito Imobiliário, acho incompreensível a ação da Promotoria de Justiça do Consumidor de reconhecer e pedir que tal cláusula (de Tolerância no Atraso de Obras) seja incluída nos contratos. Não vejo como a Promotoria de Justiça do Consumidor pretende "justiça" ao sugerir e concordar que as incorporadoras tenham reconhecido um direito de Tolerância no atraso de seu compromisso, enquanto consumidores não tem seu direito de atraso nos compromissos reconhecido. Ou seja, as incorporadoras podem atrasar, consimidores não podem. Seria isso Justiça do Consumidor neste caso específico, digo, do reconhecimento da legalidade desta cláusula?

Segundo:
Durante o Prazo de Tolerância nenhum ônus incidiria para as incorporadoras

Novamente acho imcompreensível a ação da Promotoria de Justiça do Consumidor, a qual pensava eu que estaria em busca de equilíbrio na relação de consumo entre Incorporadoras e seus clientes.

Neste caso, a promotoria concordou, ao assinar o documento TAC, que as incorporadoras incluam nos contratos de promessa de compra e venda que "não incide qualquer penalidade moratória ou compensatória que tenha como causa o não cumprimento do Prazo Estimado da Obra.". Absurdo... pois se a Promotoria de Justiça do Consumidor está em acordo com o reconhecimento de direitos tão somente beneficiam as incorporadoras, e o mesmo faz a SECOVI SP, então quem estaria almejando a busca de reconhecimento dos Direitos dos Consumidores nestes casos? Ao que parece, firmaram um TAC que traz benefícios às Incorporadoras ao reconhecer seus direitos em atrasar seus compromissos mas NADA foi feito ou requerido para que direitos dos consumidores fosse reconhecidos.

Em raciocínio continuado do primeiro ponto mencionado neste artigo (Cláusula de Tolerância no atraso de Obra seria considerado Legal), este segundo ponto chama atenção para o fato de que *além* da Promotoria de Justiça do Consumidor (hã?? Justiça do Consumidor??) reconhecer que a cláusula de Tolerância no Atraso de Obras é legal, a mesma Promotoria ainda reconhece que não deve haver nenhuma penalidade moratória ou compensatória. Ou seja, além de as incorporadoras poderem atrasar, não receberíamos multa alguma.

E você? Se você atrasar seu compromisso do mês que vem, ou do Repasse, o que acontece?

"Promotoria"deveria buscar PROMOVER
"Justiça do Consumidor" deveria buscar a justiça aos consumidores.
Mas ao que parece... Todos são empresários imobiliários.




1. Atraso na entrega de imóveis e o Direito do Consumidor
http://obrasatrasadas.blogspot.com/2011/03/atraso-na-entrega-de-imoveis-e-o.html

2. Cláusula de prorrogação de prazo de entrega de imóvel é ilegal
http://obrasatrasadas.blogspot.com/2011/03/clasula-de-prorrogacao-de-prazo-de.html

Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta
http://www.secovi.com.br/files/Downloads/termodeajustamentodeconduta26-09-11pdf.pdf



Abraços,

quinta-feira, 1 de março de 2012

Faça sua Solicitação à Subprefeitura do Butantã

Gostaria de compartilhar o canal de comunicação pelo qual eu venho solicitando melhorias nas proximidades do Vert Cidade Universitária, bairro Jardim Bonfiglioli, distrito Butantã.

Sugiro e incentivo que todos façam Solicitações para serviços de melhorias. Para fazer uma Solicitação é preciso indicar qual o serviço que deve ser feito, ou departamento/assunto relacionado à Solicitação, o endereço e comentários adicionais podem ser fornecidos.

Como comentei no post anterior, já solicitei fiscalização de Comércio Irregular, iluminação pública, problemas no asfalto da Eiras Garcia, aumento no efetivo de policiais (Guarda Metropilitana), rede/ligações elétricas mal-feitas, gerando riscos à pedestres e à ediciações, etc... Muitas!

Solicite Melhorias no Bairro: http://sac.prefeitura.sp.gov.br/


Depois de solicitar, acompanhe o andamento. Algumas vezes os profissionais da prefeitura "encerram" Solicitações sem soluções satisfatórias. Nestes casos, sugiro que você abra novamente uma Solicitação e informe o número da primeira solicitação que não foi atendida e foi encerrada. Assim você reintera que está acompanhando o progresso da sua Solicitação.




Abraços,

Conselho de Segurança (CONSEG) Butantã

Desde  que assinei a compra do Vert Cidade Universitária decidi acompanhar algumas questões do Bairro. Segurança, condições das vias e calçadas, comércio irregular, instalações elétricas em más condições, semáforos e faixas de pedestres, iliminação pública... enfim, eu notei que existe uma série de questões que eu devo avaliar, como cidadão, e informar à Subprefeitura do Butantã sobre as necessidades que nós temos.

Em meio à esta empreitada, além das diversas (mais de 30!) Solicitações que enviei no site da Subprefeitura, tomei conhecimento sobre os CONSEGs, Conselhos de Segurança, formado por "grupos de pessoas voluntárias, do mesmo bairro, que se reunem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais".

Foi então que notei minha responsabilidade, dever e direito de acompanhar e fiscalizar o que tem sido feito pelo Butantã, principalmente por eu ser morador de outro bairro (moema) e zona (Sul) desde que nasci. Não conheço muito do Butantã e sei que há muitas coisas que podem ser melhoradas.

Hoje é dia de reunião. Infelizmente não postei  esta mensagem antes, mas espero que outros vizinhos possam comparecer nas próximas reuniões.

Abaixo eu posto algumas informações retiradas do site O Melhor do Bairro:

"O que faz o CONSEG?
Cada Conselho Comunitário de Segurança define suas prioridades, porém existem alguns objetivos comuns:
- aproximar e integrar mais a polícia e a população;
- planejar a ação comunitária e avaliar os resultados;
- encaminhar coletivamente as denúncias;
- levar diretamente à autoridade superior as reivindicações e as queixas da comunidade;
- auxiliar no combate às causas da violência e da criminalidade;
- desenvolver campanhas educativas visando orientar a população.


Quem pode participar?

Qualquer pessoa idônea que esteja disposta a colaborar com o bem estar da comunidade ou as entidades comunitárias já existentes.


Quem ganha com isso?

VOCÊ, porque esta é uma maneira inteligente de melhorar a proteção da sua família.
A COMUNIDADE, porque os Conselhos Comunitários de Segurança poderão ajudar no controle da violência e da criminalidade, além de promover uma maior integração.
A  POLÍCIA, porque passa a contar com a ajuda da comunidade em seu trabalho difícil e muitas vezes complicado.


Os seis grandes parceiros do CONSEG

Para que o CONSEG possa desenvolver projetos voltados para a prevenção ao crime, torna-se necessário o trabalho em parceria.
As parcerias podem ser formadas a partir dos contatos das lideranças do CONSEG com os chamados "seis grandes", ou seja, com os órgãos, entidades e instituições que poderão auxiliar no desenvolvimento do trabalho do CONSEG em prol do bem comum.
Os seis grandes são:
1- As polícias - Polícia Militar, Polícia Civil, GCM-Guarda Civil Metropolitana;
2- A comunidade - Pessoas que trabalhem ou residam na comunidade;
3- Poder Executivo - Sub-Prefeito, Secretarias, Autarquias Municipais e Estaduais;
4- A comunidade de negócios - Empresários de pequenas, médias ou grandes empresas;
5- Outras instituições - Corpo de Bombeiros, Organizações Não Governamentais, Associações de Moradores, Pastorais, Igrejas, Clubes de Serviço e Lazer, etc;
6- A mídia - Rádios locais e comunitários, internet (sites), jornais e revistas de bairro, etc.
"

Veja a agenda de reuniões programadas:

Mês     Data            Hora
Março 01/03/2012 19:30 h
Abril 04/04/2012 19:30 h
Maio 03/05/2012 19:30 h
Maio (Eleição) 31/05/2012 19:30 h

As reuniões serão realizadas no Salão da Igreja São Patrício, localizado na Av. Otacílio Tomanik 1555.






Mais informações, seguem links:

CONSEG SÃO PAULO / BUTANTÃ
http://www.omelhordobairro.com.br/butanta/anuncio/conseg-sao-paulo-butanta-217405