sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Vagas indeterminadas. Como resolver?

Oláaaa turminha,

Teremos, então 216 vagas indeterminadas. Uma cara cada lindo apartamento. Muito bem! Parabéns para nós!

Contudo, cerca de 36 vagas serão descobertas ou semi-cobertas (não, eu não sei como serão as vagas semi-cobertas). E, para deixar muito melhor, me parece que muitas vagas serão "fechadas" por outras, digo, vagas "uma atrás da outra". Se seu colega parar o carro na vaga que "fecha" a sua, pronto! Você não poderá sair... óoooteeemo!

Mas, conversando com outras pessoas que vivenciaram ou vivem esta realidade notei 3 soluções fáceis.

Solução 1: sorteamos quem fica com qual vaga por determinado tempo (exemplo, 1 ano). à partir dai, vc conhecerá seu amiguinho, e poderá trocar as chaves com ele... Pode ser uma idéia!

Solução 2: deixar os carros sem freio-de-mao. Assim, qdo o amiguinho precisar tirar seu carro, ele podera empurrar seu carro... Não me parece: inteligente nem seguro.

Solução 3: se compreendi bem nosso Memorial de Incorporação, teremos lugar para um funcionário ficar na garagem. Pois bem, este profissinal pode ser alguem que cuide das chaves e ajuda a manobrar carros.

Eu gosto mais da solucao 3. Contratar um manobrista que, com o tempo ganharemos confiança. Este cara já dirige carros... a probabilidade dele bater nosso carro é menor do que eu dirigi-lo. E veja, eu dirijo à 19 anos : ) mas o profissional é ele. E ele não tera que fazre com pressa (como em serviços de Valet). Ele apenas tera de faze-lo sem danificar nenhum carro.

Me parece justo. E para você?? qual a melhor solução??



abraços,

Conheça a Conx - sua construtora





Pois bem,
Para quem pensava que a incorporação, no caso do Vert Cidade Universitária a PDG MASB, era quem construía: Surpresa! quem construirá nosso empreendimento será a "Conx Construtora e Incorporadora". Isso mesmo! E você pode conhecer um pouco mais sobre ela nos links abaixo.

A PDG (conhecida como PDG Realty) é bastante conhecida. Fazia parte de reconhecida carteira de investimentos de algumas renomadas consultorias de investimento. Tem e teve muitas, muitas, muitas, mas muitas reclamações sobre:
- atrasos,
- problemas com atendimento e serviços ao cliente,
- problemas com acabamento de unidades

Enfim, a lista é realmente grande.. Procure no www.reclameaqui.com.br. A notícia boa é que a maioria das reclamações mencionam empreendimentos que antes eram de empresas que estavam capengas e acabaram sendo adquiridas pela PDG Realty, que agora se diz a maior empresa do ramo no Brasil. Cá entre nós, melhor não é "melhor"... Apenas significa grande. Muitas das reclamações são de empreendimentos AGRE e GOLDFARB.

A MASB é também uma incorporadora, mas com foco um pouco mais dissimanado geograficamente (Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo). Dela nada conheço, quase impossível comentar. Para n dizer que não dá para comentar, não encontrei reclamações dela no reclameaqui.com.br. Mas, convenhamos, se o foco da empresa era Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo podemos auferir que as pessoas não tem (ainda) o hábito de usar as comunicadas para reclamar.

Conversando com colegas engenheiros, fui informado que a construtora não é uma parte crítica no processo e resultado do empreendimento. Me disseram que a construtora executa a obra exatamente como desenvolvido e documentado pela incorporadora/desenvolvedora imobiliaria. Portanto, o que ños importa é a qualidade de nossas incorporadoras (digo no plural, mas no contrato e documento parece ter havido a criação de uma empresa "PDG MASB" - apesar de ter visto que também existem como instituições diferentes).

Por fim,nossa querida Conx. Não conheço esta instituição, mas recentemente criou RSS Feed e Twitter account : )) podem conferir abaixo.

http://www.conx.com.br/
http://twitter.com/#!/conxconstrutora
http://www.conx.com.br/imovel-detalhe/vert-cidade-universitaria


Comentários? sempre bem vindos, turma!


Abraços,

Custos "adicionais" ao adquirir o imóvel

Boa noite,

Hoje li um artigo bom postado em outro blog. o Blog Morare, empreendimento da Z.N. de SP.

Neste blog (Morare) o autor comenta alguns custos que não haviam sido planejados, era desconhecidos, até o momento em que "Surpresa!!" chegaram por meio de boleto... E saiba: é um empreendimento PDG !!!!

A parte planejada, esperada, é visível no EXTRATO financeiro, lá no portal do cliente , dentro do site.

Ademais, a maioria já conhece algumas taxas como:
- SATI, (valor atual em torno de 0,8%)
- Registro do Imóvel, (valor atual para imoveis avaliados em 500.000 é de 2.000)
- ITBI, (valor atual calculado em cerca de 4% do valor do imovel)
- Averbação, (valor atual em cerca de 850)

A taxa SATI creio (em torno de 0,8% do valor do imóvel). Para ver uma matéria sobre a Taxa SATI e sua legalidade http://noticias.r7.com/videos/saiba-o-que-e-a-taxa-sati/idmedia/2961cd9b51d60e5fbb983738ac918977.html

Sobre Registro do Imovel, vc pode consultar aqui. Unidade aqui de Indianopolis, Moema. : )Mas o valor serve para o estado e cidade Calcule aqui o Registro do seu imovel

Para pesquisar o valor de Averbação clique aqui Calcule aqui a Averbação do seu imovel


Ademais... estes sao os custos planejados ou não-planejados que eu descobri... Podem haver outros... assim que descobrir, compartilho com vocês ; )




Abraços,

Moveis planejados...

Depois de ler alguns posts na internet, pesquisar sites no Google e visitar Etna e Tok&Stok, notei que os posts continham mensagens de valor... maior que eu havia dado inicialmente.

Não sou expert, mas como pesquisei por alguns dias... E trabalhei em agências de marketing para empresas da indústria de arquitetura e design de interiores. Então algumas pesquisei rapidamente sobre a Favorita, Formaplas, Italinea...

No final, ainda não escolhi... ainda faltam 30 e tantos meses. Acho que dá para esperar mais um pouco rs!

Mas algumas dicas podem ser úteis para outros vizinhos... Então compartilho alguns links. Lembre-se que não estou afirmando que são empresas excelentes, apenas estou compartilhando para quer você pesquisa e veja o que é melhor para vc : )

TendenZa
Formaplas
Cozinhas Itatiaia
Cozinha Online
Cozinhas Planejadas
Kozza Kitchen & Closet Style (parecem bons fornecedores)
Unita Imoveis
Grupo Barakat

Obviamente, preços e qualidades diferentes, bem como serviço prestado, acabamento, qualidade do material, etc.

Mas tenho a impressão de que estes links representam um bom ponto de partida : )



Abraços,

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Contrato com a PDG MASB e incidência de INCC

Pois é turma, dia 29 de maio de 2011 assinei o contrato para aquisição da unidade. Fui até a Elite Brasil Inteligência Imobiliária, aqui na AV Brasil (Capital, SP) no domingo... Fomos, eu e minha namorada, atendidos pela Selma (gerente de vendas) e pelo corretor Sabará.

Muito bem atendidos, lemos o contrato e a descrição do memorial descritivo cuidadosamente e partimos para a questão financeira -> mais uma vez! Pouco antes de assinar questionei a inciência do INCC (Indice Nacioal de Custo da Construção) sobre as parcelas e o montante denominado de Repasse (aquela parte que será financiada).

Ao fazer contas rapidas notei que o histórico do INCC de cerca de 7% ao ano afetaria significativamente minha dívida e parcelas. E mostrei preocupação. Observação: 7% ainda é um numero baixo, em minha opiniao, pois com a Copa, o indice deve subir bastante desde o final de 2012 até 2014 - ano de entrega.

Mas, voltando à minha preocupação... perguntei ao Sabará e a Selma (da ELITE BRASIL imobiliária) sobre a tal incidência e eles confirmaram que o reajuste não era acumulativo e que apenas o índice do penúltimo mês incidiria na parcela para o tal reajuste. Ainda com a pulga atras da orelha, pensando que eu não tinha sido claro em meu questionamento, perguntei então se o índice que estava em cerca de 7% ao ano incidiria em 7% depois de um ano, ou se apenas o reajuste de um único mês (por exemplo, 0,5%) incidiria. Adivinha a resposta: confirmaram que o índice não era acumulativo...

Fiquei satisfeito. Pensava que o resjuste que eu teria seria de 0,5% em cada parcela... gerando coisa de 30 reais adicionais. Mas na verdade, a diferença, depois de três meses já chega em 160 reais em CADA parcela...

O aumento de minha dívida, desta forma, depende da evolução do INCC. Eu calculo que devemos ter 10% ao ano de reajuste em um cenário ruim/esperado (em economia aprendemos que o Cenário Esperado deve ser o Ruim, nunca o otimista/bom - faz parte dos negócios ... ainda maisno Brasil).

Desta forma, minha dívida pode chegar, pelas minhas estimativas, em cerca de 30.000 à 60.000 reais.

Bom, para quem se planejou com 0,5% de reajuste e pode chegar à 20%... Comecei bem.


Obrigado Elite Brasil Inteligência Imobiliária... Aprendi muito com você : )

>> depois de pesquisar, percebi que se trata de uma prática comum de mercado... Mas me senti enganado devido à confirmação dos que me atenderam... Entendo de matematica financeira, mas não pensava que as pessoas fossem mentir...

>> no momento ainda não decidi qual ação tomar. Provavelmente buscarei uma orientação Legal para reclamação. MAS, não pretendeo deixar de adquirir tal unidade.

Abraços,

Aos futuros moradores do Vert Cidade Universitária

Olá,

Este blog foi criado na intenção de prover um canal de relacioamento e, portanto, de comunicação para as pessoas que adquiriram unidades (aptos) no empreendimento Vert Cidade Universitária, da PDG MASB. A ser construído pela Conx Construtora e Incorporadora.

Muitas reclamações são encontraradas sobre a PDG e suas controladas (empresas da PDG) no reclameaqui.com.br, e acredito que juntos aumentamos nosso poder de barganha e de exigência, inclusive por informações, atendiento adequado, e entregas que estejam de acordo com as expectativas geradas.

Espero que participe, poste suas ideias, duvidas e respostas à suas dúvidas. Afinal, certamente sua dúvida deve sera dúvida de outros tbm!


Abraços, e até breve!